• LAFRONT

Rede agroecológica


O aplicativo “Rede Agroecológica”, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão “Fronteiras, Estado e Relações Sociais” (LAFRONT – www.gpfronteras.com) pretende criar uma rede de produtores agroecológicos e orgânicos, facilitar a troca de produtos e informações, além da compra direta por consumidores, permitindo aos usuários encontrar o produtor da mercadoria desejada de uma maneira mais facilitada através de buscas mais direcionadas.

No momento, o aplicativo possui três funções: 1) ele permite ao usuário pesquisar o produto desejado, encontrar o produtor e definir a rota até o local onde a mercadoria é disponibilizada; 2) ele apresenta um mural para troca de informações sobre produção agroecológico e sobre as mercadorias ofertadas e; 3) por fim, apresenta uma biblioteca virtual com textos de apoio aos produtores e demais interessados na temática.

Em linhas gerais, sua origem está vinculada as necessidades dos produtores e produtoras observadas durante a realização de pesquisas de campo dos pesquisadores vinculados ao LAFRONT/UNIOESTE. Entre as lacunas apontadas nas entrevistas destacam-se: 1) a pouca força de trabalho especializada na produção de orgânico; 2) a baixa produção de tecnologia destinada ao setor agroecológico e orgânico; 3) a necessidade de ampliação do mercado de consumo; 4) necessidade de ampliação das redes de comércio e de produtores; 5) por fim, a criação de meios para uma melhor divulgação dos produtos.

De certa forma, o aplicativo desenvolvido visa amenizar alguns destes problemas, facilitando a comunicação entre produtores e consumidores. Neste sentido, é preciso deixar registrado que ele pode ser baixado e usado por qualquer pessoa de forma gratuita através do link (https://app.vc/rede_agroecologica.). Em breve, estará disponível em outras lojas de aplicativos e para tecnologia IOS,com atualizações e novas funcionalidades.



5 visualizações0 comentário