DISSERTAÇÕES

BAO, Carlos Eduardo. Fronteiras da "italianidade": representações entre gerações na cidade de Toledo-Paraná (1990-2014). Dissertação (Mestrado em Sociologia Política). UFSC: Florianópolis, 2014.

BAUMGRATZ, Deise. Brasil e Paraguai: Uma relação Subimperialista. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras). UNIOESTE: Foz do Iguaçu, 2019.

CARDIN, Eric Gustavo. Sacoleiros e Laranjas na tríplice fronteira: uma análise da precarização do trabalho no capitalismo contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Sociologia). UNESP: Araraquara, 2006.

CRESTANI, Leandro. Conflitos agrários e mercado de terras nas fronteiras do oeste do Paraná (1843/1960). Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). UNIOESTE: Toledo, 2012.

CORONEL, Oberty. Práticas Sociais e Trajetórias dos Trabalhadores Brasileiros nas Empresas de Ciudad del Este - Paraguai. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). UNIOESTE: Toledo, 2013.

DE JESUS, Edilma. Migração Internacional com Fins de Estudo: O Caso dos africanos do Programa Estudante-Convênio de Graduação em Três Universidades Públicas no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em  Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais). ENCE: Rio de Janeiro, 2006.

 

FERREIRA, Max André de Araújo. O Comércio Formiga na Fronteira Brasil - Venezuela (2010 - 2013). Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras). UFRR: Boa Vista, 2015.

JAQUEIRA, Manoela. O Trabalhador Imigrante em Foz do Iguaçu: A Legislação Trabalhista sob a Perspectiva dos Direitos Fundamentais e Humanos. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras). UNIOESTE: Foz do Iguaçu, 2013.

KLEINSCHMITT, Sandra Cristiana. Homicídios na fronteira internacional entre o Brasil e o Paraguai: considerações sobre Foz do Iguaçu e a Região Metropolitana da Cidade do Leste. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). UNIOESTE: Toledo, 2012.

KLEINSCHMITT, Sandra Cristiana. Análise espacial dos homicídios nos municípios do Estado do Paraná. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio). UNIOESTE: Toledo, 2009.

PEREIRA CARNEIRO, Camilo. Interações espaciais e cidades gêmeas na fronteira Brasil-Argentina: São Borja/Santo Tomé e Itaqui/Alvear. Dissertação (Mestrado em Geografia). UFRJ: Rio de Janeiro, 2008.

 

WEBBER, Maria Aparecida. Estudantes brasileiros de medicina em Presidente Franco (PY): motivações e tensões de um fluxo universitário transfronteiriço. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). UFPR: Curitiba, 2018.