Os dados disponibilizados na página foram coletados durante a execução do projeto financiado pelo Edital Pró-Humanidades. A pesquisa teve como principal objetivo descrever e analisar a relação entre o poder público local, as demandas e as ações voltadas ao atendimento e acolhida de imigrantes nos municípios fronteiriços de Corumbá/MS e Foz do Iguaçu/PR. A hipótese de investigação partiu do pressuposto que o poder municipal tem se tornado um ator político relevante na última década em termos de políticas de atendimento e acolhida de imigrantes e que a ampliação das políticas migratórias locais possibilitam uma melhor inserção dos imigrantes como sujeitos de direitos nas sociedades de recepção. Com a conclusão do trabalho, o Lafront deixa aberto ao público geral informações coletadas sobre o problema analisado no munícipio de Foz do Iguaçu/PR.

Dados estatísticos (primários)
Nesta sessão, encontra-se disponível o banco de dados produzido por meio da aplicação de questionários entre a população migrante que reside no municipio de Foz do Iguaçu, Paraná, entre 2023 e 2024. O arquivo está disponível em duas extensões diferentes para o uso público.

Dados secundários
No intuito de ampliar divulgação e o acesso à informações de interesse público, disponibilizamos parte do material coletado e utilizado durante pesquisa referente a população migrante residente em Foz do Iguaçu, Paraná.
Plano_migrantes_refugiados_2024

Produção
Abaixo, encontram-se links de acesso a parte da produção acadêmica obtida durante a realização da pesquisa.


