Cíntia Fiorotti

Licenciatura e bacharelado em Historia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialização em Metodologia e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social. Estuda relações de trabalhos e a experiência dos trabalhadores nas relações sociais na fronteira Brasil-Paraguai

Gustavo Biasoli Alves

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Sociologia pela mesma instituição e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), atuando atualmente no Mestrado e na Graduação em Ciências Sociais e no Mestrado em Letras. Tem experiência e pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando com os seguintes temas: Teoria Democrática, Esfera Pública, Desenvolvimento e fronteiras na América Latina.

Silvio Colognese

 

Mestre em Sociologia Rural e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor universitário desde 1987. A partir de 1990 é professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), no campus de Toledo. Atua como docente permanente do Mestrado em Ciências Sociais. Desenvolve pesquisas e publicações notadamente nas áreas da identidade, fronteiras e da formação de novas gerações acadêmicas. No período 2016/2019 cumpre mandato de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS/UNIOESTE)

Sandra Kleinschmitt

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestra em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE). Especialista em Segurança Pública, Cidadania e Direitos (UNIOESTE). Graduada em Ciências Sociais (UNIOESTE). Atuou como pesquisadora de campo na Pesquisa Nacional de Segurança Pública nos Municípios de Fronteira, na faixa de fronteira dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. O foco principal de interesse são nas discussões sobre violência e estudos fronteiriços. É professora colaboradora do curso de Ciências Sociais, da UNIOESTE de Toledo, desde 2014.

André Faisting

Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é Professor Associado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Realizou estágio de pós doutorado no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, País Basco (Espanha), e desenvolve atividades de pesquisa e extensão nas áreas de Sociologia do Direito, da Educação e da Violência, com ênfase nos estudos sobre sistema de justiça criminal, educação em direitos humanos e representações sociais da violência na fronteira. Atualmente é pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Direitos, Diversidades e Violências na Fronteira (LADIF/UFGD), e membro da Comissão Assessora da Área de Ciências Sociais do INEP.

Eric Gustavo Cardin

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidad Nacional de Misiones (UNaM/Argentina). Atualmente, atua como professor adjunto nos cursos de graduação em Ciências Sociais e também no Programa de Pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem experiência e publicações nas áreas correspondentes aos mundos do trabalho, aos processos migratórios, as práticas ilegais e a violência em regiões de fronteira.

José Lindomar Coelho Albuquerque

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Participou do programa do CEBRAP (Formação de Novos Quadros Profissionais 2006-2007) e realizou estágios pós-doutorais na Universidad Pablo de Olivide (UPO), Sevilha (Espanha) e na Universidad Complutense de Madrid. É professor da área de Sociologia do curso de graduação em Ciências Sociais e do mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É membro do Observatório da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) e coordena o grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação em Migrações, Nações e Fronteiras (LIMINAR) na UNIFESP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: empresários na política, estado, migração, identidade, nação, fronteiras e pensamento social brasileiro.

Brígida Renoldi

Pós-Doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorada em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Antropologia Social pela Universidad Nacional de Misiones e Licenciatura em Ciencias Antropológicas - Universidad de Buenos Aires (1998). Professora do Programa de Posgrado en Antropología Social (Universidad Nacional de Misiones), pesquisadora do Instituto de Estudos Sociais e Humanos (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas e Universidade Nacional de Misiones) Desenvolveu pesquisas etnográficas em região de fronteira internacional no sudoeste do Brasil e Nordeste da Argentina, pesquisando Segurança Pública, Justiça e Mercados Ilícitos, particularmente vinculados a narcotráfico e contrabando.

Adriana Dorfman

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Atua como professora adjunta do Departamento de Geografia e como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRGS. Coordena os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da UFRGS. Membro da Diretoria da Comissão de Geografia Política da União Geográfica Internacional. Membro da Diretoria da Association of Borderland Studies. Tem experiência na área de Geografia Política e Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Fronteiriços, contrabando e ilegalidades, aproximações entre geografia e literatura e geografias descoloniais.

Kelly Cardoso

Possui graduação em Direito - Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu (UNIFOZ), pós-graduação pela Escola da Magistratura do Estado do Paraná, mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Internacional Tres Fronteras, mestrado em Direito Público pela Unisinos é doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente atua como professora de Direito na UDC e na Escola da Magistratura do Paraná. Suas áreas de interesse são: Direito Penal, Crime Organizado e Fronteiras.

Deise Baumgratz

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2014). Tem experiência na área de Administração, trabalhou em instituição bancária e atuou como consultora empresarial em parceria com o SEBRAE na cidade de Medianeira. Ministrou pela ACIME (Associação Empresarial de Medianeira) palestras de orçamento doméstico para funcionários de indústrias e do comércio local, atualmente trabalha na Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UNILA, com o setor de mobilidade, realiza traduções e já atuou como professora da língua inglesa.

Oberty Coronel

Doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estado do Oeste do Paraná (Unioeste - Campus Foz do Iguaçu/PR). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste-Campus Toledo-PR). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Membro do Laboratório de Pesquisa em Fronteira, Estado e Relações Sociais - LAFRONT. Bacharel em Direito pelas Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu - UNIFOZ (2010).

Julio da Silveira Moreira

Professor Adjunto (Dedicação Exclusiva) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com tese sobre a Violência contra os Migrantes no México, onde residiu de 2012 a 2013 atuando como pesquisadora visitante na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.  Atua como membro da Associação Internacional de Advogados do Povo, em que tem participado em muitas missões de busca de fatos, audiências públicas, casos críticos, reuniões e congressos em todo o mundo.

Camilo Pereira Carneiro

Professor Visitante do Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD. Pós-doutorado realizado no PPG em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS (2013-2016). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Doutorado sanduíche pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne (2011/2012). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Possui graduação em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Relações Internacionais e Geociências, com ênfase em Geografia Política e Cartografia.

Manoela Marli Jaqueira

Professora da CESUFOZ. Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e atualmente cursa Doutorado Interinstitucional em Relações Internacionais pela Puc-Rio/UNILA. Suas pesquisas são direcionadas para os fluxos migratórios e para as condições de trabalho. 

Priscila Dutra Dias

Bacharel em Direito pela Universidade Dinâmica das Cataratas (UDC-2017). Advogada, responsável pela constituição da Associação dos Venezuelanos em Foz do Iguaçu - ASOVENFI. Pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Dom Alberto - RS. Mestranda em "Sociedade, Cultura e Fronteiras" pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná na UNIOESTE. Pertence a Comissão de Direitos Humanos, onde atua relatora na defesa dos Direitos dos Migrantes e Refugiados em Foz (CDH - OAB Foz). Articuladora do CDHIC/SP, em Foz do Iguaçu-PR. Membra do Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas no município de Foz do Iguaçu.

Maria Aparecida Webber

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (PPGA - UFPR), dedica-se a temas de pesquisa que incluem Fronteiras, Identidade, Fluxos e Dinâmicas de Mobilidade. Também se interessa pela temática da Interculturalidade, Construções de Gênero e Feminismos. É graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e atua como servidora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desde 2012.

Max André de Araújo Ferreira

Doutorado em andamento em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima, Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Internacional de Curitiba, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima, atualmente exerce o cargo de Professor Assistente da Universidade Federal de Roraima.

Maria Tereza P. da Silva

Mestre em Ciências Sociai, na linha de Cultura, Fronteira e Identidade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Toledo. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Trabalha como professora colaboradora na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED), na disciplina de Sociologia. Suas áreas de interesse são: violência, mídia e fronteiras.

Giovane Lozano

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestrando em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Área de interesse: trabalho, movimentos sociais e práticas ilegais em regiões de fronteira.

Paulo Roberto Azevedo

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), tendo participado do Programa Vilmar Farias de Treinamento em Metodologia Quantitativa na Universidade do Texas. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando principalmente na área de metodologia.

Mariana Paludo de Oliveira

Acadêmica do curso de Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua como pesquisadora do Programa de Iniciação Cientifica da.

Jandir Pereira Pais

Acadêmico do curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua como extensionista no Programa Institucional de Iniciação à Extensão. Bolsista da UNIOESTE.

Adilson Miguel Alberton

Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Sul (2012). Acadêmico do curso de Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Gabriel Camarão

Acadêmico do curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua como pesquisador no Programa de Iniciação Científica da Instituição. Bolsista CNPq.

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com